terça-feira, 12 de abril de 2016

Como fazer um Curriculum em 05 passos!

Escrever um currículo em apenas 5 passos? Sim, é fácil! Esses conselhos vão te ajudar a formar uma apresentação clara e objetiva. Siga esses passos para editar um texto interessante, com boa estrutura e que vai diretamente ao que importa.
Nós, do Fuidemitidoeagora, esperamos que ajude.  Vamos lá?
1. Fale sobre como você efetivamente pode ajudar
Um bom texto sobre você não tem nada de você, tem informação sobre como você pode efetivamente ajudar na vaga para a qual se candidata. O psicólogo Dale Carnegie dizia: «Gosto de morango com chantilly, mas os peixes gostam de minhocas. Por isso, quando vou pescar, não penso no que eu gosto, mas no que os peixes gostam».
Um texto para os empregadores potenciais deve dizer como você solucionaria a tarefa deles. É como se você estivesse num site de relacionamentos e seu objetivo fosse o de mostrar que é um bom partido.

2. Crie a estrutura do texto

Desta forma:

3. Determine o objetivo do seu texto

Imagine que o responsável pela seleção receberá dezenas, centenas de currículos como o seu. Ou seja, tudo que essa selecionador não quer é mais um descritivo longo e pouco objetivo. Então, nada de firula. Seja direto! Cada frase deve ser pensada para contribuir com o objetivo principal: buscar aquela vaga específica. Tudo o que não funciona, deve ser eliminado sem dó.
Como exemplo, leia esses 3 descritivos do mesmo candidato com diferentes objetivos:
  • No site pessoal para os clientes potenciais ou no seu blog: Sou designer gráfico → Especializado em ModNote → Desenho ícones para «Amazon» → Às vezes passo da data limite, mas nunca sacrifico a qualidade do trabalho → Quero ajudar.
  • No fórum de designers gráficos: Designer, trabalho com Photoshop, Sketchup e Illustrator (programas de design) → Especializado em trabalhar sombras → Realizo à mão antialiasing de pixels → Sites: ...
  • Em um site de relacionamentos: Designer, 27 anos, São Paulo. Procuro uma garota para me casar → Gosto de nadar e correr e tenho meu próprio negócio → Sou vocalista de soul em uma banda → Gosto de música dos anos 70 → Email: ...

4. Determine sua missão e posição

Desta maneira, você mostra que é importante fazer algo bem feito, que contribuirá com um ’algo mais’ se vier a ocupar a vaga. E demonstra confiança.
A missão é a resposta à pergunta: «Por que você trabalha?»
  • Quero criar livros que inspirem as crianças a se dedicar à ciência.
  • Quero melhorar o sistema de navegação e meio ambiente. Quero que as cidades sejam mais cômodas e ecológicas.
  • Ajudo as empresas a construir relações com seus clientes a longo prazo e baseadas em respeito.
A posição é a resposta à pergunta: «O que você considera inaceitável?»
  • Não trabalho em escritório e não vendo meu tempo. Se você precisa de um designer em tempo integral, não sou o seu candidato.
  • Trabalho apenas com contrato. Um acordo verbal não é pra mim.
  • Não trabalho com empresas de cigarros, álcool e fabricantes de armas.

5. Acrescente algo especial

Pense em algum detalhe inovador, que ficaria marcado na memória do responsável pela seleção. Cuidado, mencione apenas um detalhe especial.
Mas não se esqueça: na hora de apresentar esse detalhe, mostre algo que seja diferente mas faça sentido para o setor e a cultura da empresa em que pretende trabalhar.
Dificilmente vai funcionar dar uma de descolado numa entrevista para setores tradicionais, como bancos ou escritórios de advocacia ou bancar o arrumadinho se for falar com uma agência de propaganda, por exemplo.
Vale o bom senso.
Os textos sempre devem ser interessantes!

E ai gostou? Mãos à obra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário