Mostrando postagens com marcador dicas de economia doméstica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador dicas de economia doméstica. Mostrar todas as postagens

domingo, 12 de junho de 2011

Depois da Demissão: A importância do apoio da família

É importante, quando se perde o emprego, principalmente para aqueles que são chefes de família, sejam homens ou mulheres - pois sabemos que hoje muitas mulheres são responsáveis por manter sua família - que haja apoio total da família.

Isso por que é normal que a pessoa demitida se sinta "pra baixo", deprimida e preocupada com a situação. Por isso uma boa opção é reunir as pessoas de sua família e abrir o jogo. Pedir para que colaborem enquanto a situação de desemprego persiste. claro que isso não irá durar pra vida toda, mas pode demorar em conseguir uma nova recolocação.
Assim reúna seus filhos, por exemplo, e peça que maneirem nas ligações telefônicas, nas idas ao shopping, às festas, etc. Se for casado, no caso de homem, peça para sua esposa economizar nos gastos domésticos. Se for a mulher, peça para seu marido colaborar enquanto você procura uma nova posição.

Nessa época o seguro-desemprego é uma grande ajuda. No entanto como tem valor limitado servirá apenas para manter os gastos básicos, tais como: supermercado, luz, água, condomínio.
Uma boa dica de economia é utilizar telefones pré-pagos, da mesma companhia, ou conta-controle. Aqui em casa passamos a utilizar a conta-controle para todos e o valor da conta telefônica foi bastante reduzida. Isso porque as companhias possibilitam que se liguem grátis de celular para celular. Assim passamos a utilizar quatro celulares, dois com conta-controle e dois pré-pagos. Quando ligamos para os filhos não gastamos nada e vice-versa.

Outra dica é passar a comprar em "sacolões". A qualidade dos legumes e verduras é o mesmo e o preço é bastante em conta. Também é possível cortar o consumo de carne e refrigerante durante a semana e passar a consumi-los somente aos finais de semana.
A maioria lembra-se dos tempos de infância. Os almoços de domingo eram especiais, justamente porque era o dia em que existia uma comida melhor e ninguém morreu por isso não é mesmo?
É tudo uma questão de costume.
É possível também economizar em energia elétrica, apagando as lâmpadas nos cômodos que não tem ninguém, da mesma forma economizando água, utilizando a água da máquina para lavar calçadas e banheiros, tomando banhos mais curtos, etc.
Procurando equilibrar o orçamento e mantendo o otimismo você verá que em pouco tempo conseguirá outro emprego, mas mantenha a economia como uma lição de vida.
Boa sorte a todos!